DELIVERY UP

Nestes quase dois anos de pandemia as pessoas aprenderam a valorizar o delivery, não apenas os usuários, mas também aqueles que o fornecem, já que para muitas empresas — mesmo de ramos fora da alimentação — o delivery se tornou questão de sobrevivência.

As empresas especializadas em fornecer delivery para terceiros, como IFood — a mais conhecida — aumentaram seu faturamento como nunca e são perfeitas para quem deseja pedir comida, tem vários descontos, muitas opções e funcionam de forma eficiente, mas será que são tão perfeitas assim?

DELIVERY TERCEIRIZADO

Caso tenha vindo a este post através de um link de uma pesquisa que estamos promovendo, ignore o QRCode a seguir, pois vai te levar a esta mesma pesquisa. Mas se ainda não respondeu a pesquisa, pedimos a gentileza de deixar sua opinião, é apenas uma única pergunta, mas o resultado nos importa muito.

Se já deu sua resposta, talvez considere muda-la, depois de ler este artigo, onde pretendemos demonstrar que estas empresas, que parecem perfeitas, na verdade podem ser uma armadilha, tanto para o lojista, quanto para quem compra.

Vamos conferir?

VANTAGENS

Para o comprador:

  • Muita variedade de opções;
  • ofertas tentadoras;
  • Pagamento simplificado;
  • Rapidez na entrega;
  • Fácil de encontrar.

Para o vendedor;

  • Não precisa se preocupar com a entrega;
  • Não precisa se preocupar com os pagamentos;
  • Não precisa se preocupar em anunciar;
  • Só vende comida e similares;

 

DESVANTAGENS

Para o comprador:

  • Muitas opções tornam mais difícil escolher;
  • Algumas ofertas são pequenas armadilhas;
  • Devolução demorada em caso de falha;
  • As vezes a entrega não ocorre, sem aviso;
  • Você paga mais caro pelo produto;

Para o vendedor;

  • Tem que se adaptar ao método de entrega do terceirizado;
  • Taxas altas no pagamento e demora em receber;
  • Você envia seu cliente para um lugar onde ele será encantado com ofertas da concorrência;
  • Só vende comida e similares.

No gráfico acima, só colocamos as principais vantagens e desvantagens, talvez existam mais, porém estas bastam para uma comparação.

São dois os maiores problemas, o primeiro, para quem compra é que as “ofertas” apenas disfarçam que você está pagando um alto valor pelo serviço, a maior parte das empresas acaba repassando custos. É bem fácil conferir isso, veja os preços praticados na empresa e nestes serviços e nem sempre as ofertas são vantajosas para quem está comprando, porque elas são calculadas para talvez o cliente comprar o que não precisa, tanto em quantidade, quanto em opções. É preciso inclusive ter muita atenção com falsas ofertas, cujas regras nem sempre são bem claras e você só descobre depois que pagar e infelizmente o SAC destas empresas não é muito eficiente. Devoluções, por exemplo, são demoradas e as vezes nem acontecem. É muito comum reclamações serem totalmente ignoradas.

Já para quem vende a lista de desvantagens supera em muito a de vantagens, no caso das entregas é preciso atender regras rígidas da empresa terceirizada e se não cumprir há penalidades e taxas extras. A questão do pagamento é ainda mais complexa, com taxas acima da média do mercado e ainda tem que pagar mensalidades e taxas imprevistas quando se é obrigado a participar de promoções, que nem sempre são do interesse do vendedor.

Mas o maior dos problemas é o fato de que está enviando o SEU cliente para um verdadeiro festival de tentações da concorrência, as pessoas entram no site para comprar uma pizza e saem de lá com algo totalmente diferente do que desejava e foi a SUA  pizzaria que o enviou para lá. Ao invés de concretizar uma venda, perdeu uma. Claro que tem o outro lado da moeda, pode ser que a pessoa tenha ido buscar algo e acabe pedindo sua pizza, mas é como esperar ganhar na loteria, pois lá há todas as pizzarias da cidade também, então não conte muito com ser comtemplado.

E se você caiu na tentação de aumentar o preço de seu produto, para compensar as altas taxas e despesas de contratar este serviço, saiba que alguns clientes podem simplesmente não querer mais comprar de sua empresa, quando perceber que está pagando um valor diferente e quanto mais alto for a diferença, maior a chance de isso acontecer.

Se a sua preocupação é ter que gerir pagamentos e entrega, saiba que seria muito mais prático contratar apenas este tipo de serviço, há muitas opções a custo mais baixo e que também são geridas por terceiros. Contratar seu próprio moto-boy ou entregador pode ter muitas variáveis, mas depende de muitos fatores, as vezes é mais prático ter alguém fazendo isso com exclusividade, mesmo sem contratar. Um moto-boy ou entregador pode ser MEI, portanto será o mesmo contrato que tem com as terceirizadas e com uma pessoa que você conhece, correrá menos riscos e pagará bem menos… ou melhor dizendo, seu cliente pagará menos, porque na prática é ele que paga e isso faz seu preço ser maior que o da concorrência… não precisa explicar o que costuma ocorrer.

E um fator importante é que raramente se encontra empresas terceirizadas fazendo entregas de qualquer coisa. Se você quer uma lâmpada, pode até encontrar num delivery de super-mercado, mas se precisa do bocal da lâmpada ou dos parafusos, não vai encontrar, isso só vende em empresas especializadas.

E se deseja um produto de loja 1,99, ou talvez uma toalha, pode encontrar perfeitamente no Mercado Livre ou Amazon, que tem excelentes sistemas de entrega, mas nunca vão te entregar no mesmo dia. Com sorte entregam no dia seguinte e isso tem um custo. A lâmpada que custa 15 reais pode ter um frete de 20 reais, vai custar 25 e não compensa, sendo que para ter o frete grátis terá que comprar pelo menos meia dúzia de lâmpadas e se vierem na voltagem errada, terá que ir aos correios, devolver e o tempo de espera será bem maior.

SOLUÇÕES POSSÍVEIS

A única solução que resolve a maior parte destes pequenos — mas irritantes — problemas é você ter seu próprio sistema de delivery, fazer sua própria publicidade e ações de fidelização.

Para o comprador não fará muita diferença, sendo que ao entrar em seu sistema de vendas não vai se sentir numa feira livre, com todos os vendedores gritando ofertas e outros produtos em seu ouvido. Serão apenas SEUS produtos, do tipo que você quiser, gerenciados por você ou alguém de sua confiança. E mais, suas ofertas serão REALMENTE ofertas e não marketing planejado ,mais para iludir o cliente do que uma oferta de verdade. Você vai poder também criar planos de ação, como convidar seu cliente para comprar, dar um presente de aniversário para ele e também criar campanhas, como cartões de fidelidade, que são muito apreciados e mantém seu cliente por perto.

A maior parte dos pequenos negócios já faz assim, usando basicamente Whatsapp, mas nem percebem como estão gastando mais energia para fazer isso, energia que poderia ser direcionada para fazer o que você faz melhor e vender mais, consequentemente ganhando mais.

FINALIZANDO

Certamente — caso você seja um lojista — deve estar pensando agora…

Ih!! lá vem o cara com “conversa fiada” vender seu peixe e dizer que faz tudo isso, mas vai me cobrar mais do que as grandes empresas que fazem o mesmo.

Com certeza acertou numa coisa, o Estúdio 360 faz tudo isso, mas engana-se no resto e vamos provar:

  1. Existem inúmeras opções gratuitas para este tipo de gerenciamento, gratuitas MESMO. Nós conhecemos todas e podemos indicar gratuitamente a que seja melhor para seu negócio, não cobramos por esta consultoria, pode confirmar nos perguntando como;
  2. Se mesmo assim achar difícil fazer sozinho, temos pacotes personalizados, ao alcance de seu bolso, onde fazemos toda a configuração e te entregamos funcionando e ainda damos treinamento para aprender a usar e se preferir podemos fazer sim para você, mas não será mais caro e será mais eficiente. Se você não tem funcionários para fazer tudo que é necessário nós temos pessoas treinadas, que precisam de trabalho e vão fazer isso sob a supervisão do Estúdio 360, com garantia de resultados. Se quer apenas cuidar de seu negócio concordamos que é o melhor, já que este trabalho tecnológico requer prática e conhecimento e se isso não interessa a você, pague por isso e se não aumentar suas vendas nós faremos de graça, até aumentar

E o que o Estúdio 360 faz? Fazemos tudo nesta área, desde abrir redes sociais em seu nome e com muita eficiência até criar as publicações que irá enviar a seu cliente, promoções e etc, você só tem que aprovar as campanhas ou nos dizer como gostaria que fossem, nós criamos tudo e automatizamos o processo, sempre com uma pessoa com experiência acompanhando.

Montamos o seu sistema de vendas e gerenciamos e você não vai ficar pagando um valor mensal para isso, vai pagar apenas quando pedir algo, então se você quer um anúncio diferente por dia, vai pagar por cada anúncio, mas se pode usar apenas alguns e ficar trocando, pagará apenas pela criação de cada, até achar que precisa mudar. Enfim você pagará apenas pelo que usar, não é como pagar aluguel, mesmo que não esteja usando o imóvel, se não usar… não paga nada.

E vamos fazer uma análise completa de suas necessidades nesta área e te entregar isso, sem custo e se houver algum, informaremos antes e só faremos se autorizar, pois há coisas que tem custos que não são cobrados por nós, tais como ferramentas especializadas, sites ou serviços que talvez precise contratar e o Estúdio 360 não tem como fornecer.

Então apenas solicite um representante e vamos agendar uma reunião para começar esta consultoria, sem qualquer compromisso, você vai se surpreender com as possibilidades.

E você, que entrou aqui e não tem nenhum negócio de delivery, mas leu tudo porque achou interessante, então faça uma gentileza para nós e um grande favor para um conhecido seu que tenha um delivery, anote o link desta página e envie para ele.

Peça para a pessoa informar seu nome e que nos indicou, fechar negócio com a gente garantimos um belo brinde, como agradecimento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

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